quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Seymour Papert

As contribuições de Seymour Papert para a Informática Educativa
Quem gosta de informática e reconhece seus benefícios para a educação deve conhecer o educador Seymour Papert.

Nascido na cidade de Pretória na áfrica do Sul em 01 de março de 1928 é um matemático e proeminente educador, lecionando no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ao articular conceitos da inteligência artificial com a teoria piagetiana, Seymour Papert propôs inicialmente uma metodologia, ou “filosofia”, e uma linguagem de programação Logo, que constituíram a abordagem construcionista.

Posteriormente, com o advento de novas ferramentas de informática, suas idéias foram aplicadas a outros ambientes computacionais além do Logo, tais como redes de comunicação a distância (Internet e similares), programas aplicativos ( processadores de texto, planilhas eletrônicas, gerenciadores de banco de dados, etc.), jogos, simuladores e outros.

Na educação, Papert cunhou o termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo.

Desta forma, o uso do computador é defendido como auxiliar no processo de construção de conhecimentos, uma poderosa ferramenta educacional, adaptando os princípios do construtivismo cognitivo de Jean Piaget a fim de melhor aproveitar-se o uso de tecnologias.

Em dezembro de 2006 sofreu um grave acidente, quando foi atropelado por uma motocicleta em Hanoi, no Vietnam, onde estava como conferencista convidado de um congresso internacional.

Dewey, Freire, Piaget e Vigotsky são os principais inspiradores do pensamento de Papert(1994).

Ao longo do mês de janeiro estaremos postando no blog do telecentro as idéias e contribuições desses importantes pensadores, aguarde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário