segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

XX Salão de Iniciação Científica

As bolsista do CNPq Amanda Valle Pinhatti, Jéssica de Matos Nunes sob orienta
ção das professoras Gilsane Lino von Poser e Sandra Beatriz Rech, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentaram seu projeto no XX Salão de Iniciação Científica em Porto Alegre.

O tema do trabalho foi ANÁLISE DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM HYPERICUM TERNUM CULTIVADO IN VITRO E ACLIMATIZADO .

O Gênero Hypericum se destaca pela importante atividade biológica de seus compostos, dentre eles se destaca a espécie Hypericum perforatum,popolarmente conhecida como erva de São João, que possui atividade antidepressiva .Aproximadamente 20 espécies tem ocorrência natural do sul do Brasil .

Estudos com a espécie Hypericum ternum verificaram uma variedade de compostos fenólicos que possuem relevante atividade antioxidante, se tornou interessante estabelecer um protocolo de cultivo in vitro desta planta para manutenção e obtenção de maior concentração de metabólicos secundários.

O trabalho objetivou analisar o desenvolvimento de plantas cultivadas in vitro em diferentes meios de cultura e avaliar o teor de compostos fenólicos nestas e nas aclimatizadas.

As pesquisadoras concluíram que o Hypericum ternum adaptou-se com sucesso em todos os meios testados e seu bom desenvolvimento nessas formulações tem sido confirmado por 3 anos de cultivos.

Estudos da propagação in vitro tem como objetivo principal o maior entendimento da regulação do metabolismo secundário visando o aumento da produção destes e utilizar estas informações como uma alternativa para obtenção de matéria-prima de interesse farmacêutico com a redução do extrativismo predatório e um melhoramento da conservação das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário