segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dicionário das verdinhas

O câmbio é livre no Brasil. Não existe dólar oficial. As taxas divulgadas todos os dias pelo Banco Central e pela imprensa refletem apenas uma média do mercado e servem de referência, e não como cotação obrigatória.
Confira as características de cada tipo de cotação:

Como é calculado?
Em que é utilizado?

Dólar Comercial
Divulgado pelo banco Central (BC), a taxa reflete a média cobrada no sistema bancário. Como os bancos trabalham com a compra e venda da moeda americana para grandes clientes, como empresas de importação e exportação, a taxa tende a ser mais barata do que o câmbio oferecido para o cidadão comum. (o dólar turismo ou flutuante), que negocia em menores quantidades.
Operações bancárias em moeda norte-americana.
Contratos de importação e exportação.

Dólar Turismo
ou Flutuante

É a cotação cobrada para quem precisa de dinheiro para viajar ao Exterior. A partir do dólar comercial, os bancos e as casa de câmbio acrescentaram seus custos e rentabilidade e chegaram ao valor do dólar flutuante ou turismo. Nas casa de câmbio, a taxa divulgada já inclui impostos e os custos de operação da empresa.. Nos bancos, onde a cotação costuma ser inferior, ainda é preciso acrescentar a taxa de operação, que varia de 2% a 5% do valor negociado. No final, as cotações tendem a se assemelhar.
Compra de dólar em dinheiro vivo.
Compra de traveler's check.
Cartões de viagem pré-pago ( como Visa Travel Money)

Dólar
Paralelo

Não há cálculo oficial. É o mercado ilegal da moeda norte-americana. Segundo site do BC ,“por estar à margem de legislação e regulamentação vigentes, sujeita seus participantes às sanções cabíveis.
Em transações não-registradas negociadas em dólar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário