quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ler, escrever e resolver problemas em Matemática

Matemática é muito mais do que a ciência dos números, das abstrações ou do espaço. Ela é constituída de um amplo espectro de Matemáticas que se intercomunicam numa lógica de relações que é fundamental para as aprendizagens do ser humano. Sistematizar a lógica dessas relações é tarefa da pedagogia e, portanto, da escola. No entanto, não basta a transmissão do saber de cultura, para que se produzam aprendizagens. O saber de cultura, aquele sistematizado em nível científico, necessita passar por uma transposição didática para se transformar em saber de ensino.
No ensino de Matemática, os objetivos, as situações, os procedimentos propostos e os recursos utilizados devem proporcionar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, do aritmético, do algébrico, do geométrico e do estatístico-probabilístico e, consequentemente, das suas respectivas linguagens, bem como da capacidade de resolver problemas.
Desenvolver o pensamento lógico-matemático é significar os conceitos, a linguagem e a simbologia matemática e propiciar o desenvolvimento do raciocínio. O pensamento aritmético é construído a partir de experiências potencialmente ricas, em especial aquelas que incluem situações-problema relacionadas com o dia-a-dia dos alunos. Ao generalizar eventos quaisquer, particularmente aqueles que apresentam regularidades, trabalha-se o domínio do pensamento algébrico. É importante entender que o pensamento aritmético e o algébrico desenvolvem-se simultâneamente, pois ambos apresentam uma raiz comum, na medida em que trabalham com relações quantitativas. O desenvolvimento do pensamento algébrico permite que se realizem abstrações e generalizações que ampliam os conceitos e permitem o uso de linguagens matemáticas cada vez mais sofisticadas.
O desenvolvimento do pensamento geométrico inicia no momento em que o homem tem a percepção do movimento e de suas relações com os objetos que o rodeiam e proporciona o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender o mundo em que vive e resolver os problemas que o cercam.

Fonte: Lições do Rio Grande, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Estado da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário