sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Obras de Leonardo Da Vinci no Margs


A VIRGEM DAS ROCHAS (1483 - 1486)

Porto Alegre receberá em breve uma mostra inédita de um dos maiores gênios da história: Leonardo Da Vinci. As obras serão expostas no segundo semestre de 2011 no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em ação conjunta do Governo do Estado e da Itália. A pedido da governadora Yeda Crusius, o acervo ficará no Rio Grande do Sul entre 45 e 50 dias. Em abril, após uma reunião com o embaixador italiano Gherardo La Francesca, Yeda afirmou: "A Itália tem uma presença marcante em nosso Estado e a exposição será um sucesso".

O conjunto de obras de Da Vinci iniciará as comemorações do Ano da Itália no Brasil em solo gaúcho. São cinco quadros a óleo, 12 desenhos, 11 anotações e seis máquinas do artista, além de 16 telas de pintores que seguiram a mesma escola. O curador da exposição será o professor Claudio Strinati, superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Roma. Outros seis serão curadores-adjuntos. Até agosto, a administração gaúcha formalizará o termo de compromisso com o Governo da Itália.

De acordo com o secretário da Cultura, César Prestes, o interesse do Estado em receber a mostra começou a ser formatado assim que a exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo se encerrou. Esse foi um dos maiores eventos culturais já sediados no RS e recebeu mais de 130 mil visitantes. Depois de escolhido, o curador pré-selecionou obras de instituições italianas, inclusive do Vaticano. O projeto será viabilizado por meio de leis de incentivo à cultura e por patrocínio de empresas. "Este é um projeto que marcará a história cultural do RS", destaca.

Entre as ações previstas, o Margs fará parcerias com universidades para a organização de seminários e fóruns sobre a importância da obra de Da Vinci. "Como a região Sul tem o maior número de descendentes italianos fora da Itália, o Governo do país europeu aceitou a ideia de trazer as obras", explica Prestes. "Ele foi um artista que influenciou outros e foi um dos responsáveis pela evolução da humanidade", acrescenta. Da Vinci nasceu em 1452 e também se destacou como cientista, matemático e engenheiro.

Os organizadores estão providenciando as autorizações de museus internacionais para trazer a Porto Alegre obras de Leonardo da Vinci, como os quadros Retrato de Músico, San Girolamo, Retrato de Isabella d'Este, os desenhos Busto de Velho e Adolescente, Batalha de Anghiari, Estudo para a adoração dos Magos, as anotações Livro da Pintura, Código de voo dos pássaros, Tratado de Arquitetura e Máquinas. Obras de outros artistas do período também serão expostas.

Fonte:http://oriundi.net/site/oriundi.php?menu=noticiasdet&id=14270

Nenhum comentário:

Postar um comentário