terça-feira, 22 de julho de 2025
Inteligência Artificial na Educação
Por Marcelo Vieira, professor de tecnologia educacional do Colégio Santa Marcelina, SP*: A integração da inteligência artificial (IA) na educação é uma tendência promissora para transformar o setor educacional brasileiro, pois oferece novas formas de aprendizagem e de personalização. Contudo, a adoção da tecnologia no ambiente escolar ainda enfrenta barreiras significativas no país, tanto no que diz respeito à infraestrutura e à formação de professores quanto às questões éticas e culturais envolvidas nesse processo.
De acordo com a pesquisa Perfil e desafios dos professores da educação básica no Brasil, do Instituto Semesp, apenas 4,8% dos professores concordam parcial ou totalmente com o uso da IA na aprendizagem, e 39,2% afirmam já utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica regularmente. Esses dados revelam uma lacuna considerável entre a aceitação da tecnologia e sua aplicação nos ambientes de aprendizagem.
Desafios para a comunidade escolar e as famílias
A falta de infraestrutura adequada em parte das instituições é um dos entraves para a adoção da IA. Muitas escolas não possuem equipamentos suficientes, internet de alta qualidade ou softwares que suportem o uso de ferramentas avançadas. Esse problema é especialmente visível em regiões mais carentes do país, cuja desigualdade tecnológica dificulta a integração da IA como uma ferramenta de aprendizagem.
Além disso, a ausência de planejamento estratégico agrava essa situação, uma vez que a tecnologia, incluindo a IA, não está inserida em projetos pedagógicos de maneira coerente e integrada.
Outro desafio nesse cenário é a adequação dos professores. Há uma crença equivocada de que os estudantes, por serem nativos digitais, já possuem uma fluência natural em tecnologia, o que muitas vezes impede um avanço mais significativo no uso da inteligência artificial como ferramenta pedagógica.
Fonte : https://revistaeducacao.com.br/2024/12/06/inteligencia-artificial-na-educacao-2/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário