sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inclusão digital traz crescimento econômico



Brasília, 08/11/11 – O professor Raul Katz, especialista da Universidade de Columbia (EUA) disse nesta segunda-feira, em palestra promovida pelo Ministério das Comunicações em parceria com o IPEA, que as ações de inclusão digital e programas de banda larga trazem crescimento econômico aos países.
“Quanto maior a penetração do acesso à internet em banda larga, maior será o impacto na economia”, defende o professor da Universidade de Columbia. De acordo com o especialista, para cada aumento de 10 pontos percentuais na penetração da banda larga, há aumento de 0,037 ponto percentual no PIB do país.
O professor alerta, entretanto, para que a criação de programas voltados à massificação da banda larga e de expansão das TICs seja feita caso a caso, observadas as características de cada país já que segundo ele, os países que desenvolvem programas de implantação de banda larga com base na experiência de outros geralmente adotam políticas equivocadas para sua realidade.

Assim, ressaltou, é importante que a inclusão digital e os planos de banda larga sejam precedidos por estudos que avaliem os impactos econômicos e culturais junto à população. “Ter objetivos claros é uma tarefa imprescindível na formulação de políticas públicas de telecom”, disse o pesquisador.

Para Katz, é preciso avaliar a condição interna do país, em termos de infraestrutura, desenvolvimento e aspectos econômicos para somente então construir um planejamento sólido na área de telecomunicações.

Fonte: http://www.mc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário