quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Obras no Hospital Ernesto Dornelles



Grandes investimentos devem ampliar consideravelmente a capacidade de atendimento do Hospital Ernesto Dornelles, que tem como mantenedora a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul ( AFPERGS). Em meados do próximo ano deve entrar em operação a nova emergência, que terá capacidade de atendimento triplicada. E está prevista para 2014 a inauguração do novo Centro Clínico, que amplia o número de leitos em quase 50% e passará a prestar inúmeros serviços.
O novo Centro Clínico ocupará um edifício de 13 pavimentos, que já está em obras, com dezenas de novos consultórios concentrados em todo um andar, ampliação da UTI e bloco de internação, heliponto, salão de eventos, auditório e um mini shopping, além de 580 vagas de estacionamento. Quando entrar em operação, os leitos passarão dos atuais 280 para 400, diz o Superintendente Administrativo, Odacir Vicente Rossato.
Já a nova emergência, também em obras, na esquina das avenidas Ipiranga e João Pessoa, aumentará a capacidade de atendimento de 130 para 300 pacientes diários, ampliará a oferta de especialidades e ainda contará com mais 30 leitos em sua unidade de cuidados especiais.

Reequipamento

Enquanto isso, o Ernesto Dornelles vem passando por um reequipamento completo, com destaque especial para o Centro Cirúrgico, que foi completamente renovado. A área física também passou por remodelação completa.
-Todos os esforços estão voltados para a humanização do atendimento e a segurança do paciente.
Fomos o primeiro hospital do país a ter uma comissão de infecção hospitalar, criada em 1963, e sempre nos preocupamos com essa questão da segurança, o que implica os grandes recursos que estão sendo aplicados – acrescenta Odacir Rossato.
Os investimentos incluem a implantação de um Sistema Integrado de Gestão Hospitalar, para agilizar o atendimento aos pacientes, permitir que os médicos tenham facilidade no acesso ao histórico de saúde e integrando todos os processos e equipes do hospital. Com o desenvolvimento tecnológico e de processos, informa o Superintendente do Hospital, a instituição vem conseguindo reduzir o tempo médio de internação dos pacientes. Na UTI essa redução já se aproxima de 40%, o que entre outros benefícios, vem contribuindo para o aumento da oferta de leitos.
A modernização e aumento da capacidade de atendimento, observa Odacir, deverão tornar o Hospital Ernesto Dornelles uma alternativa de atendimento qualificado também para o período em que se realizar na Capital a Copa do Mundo de 2014. Por esse motivo a conclusão do novo Centro Clínico deverá ocorrer antes do evento.
A instituição conta com 1850 médicos credenciados, dos quais pouco mais de 300 ativos. Realiza 20 mil cirurgias e mais de 150 mil consultas ao ano e, a cada mês, faz cerca de 1.100 internações.

Fonte: Jornal Zero Hora, 18 de outubro de 2010- Informe Comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário