quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lições do Rio Grande




Aproximadamente 160 professores de Ensino Médio de escolas localizadas na região da 12ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), com sede em Guaíba, iniciaram no dia 31 de junho a primeira etapa do curso de formação do Projeto Lições do Rio Grande.

A capacitação, que ocorre no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Camaquã, tem como objetivo a implementação da proposta de Referencial Curricular para os estabelecimentos de ensino da rede estadual. A iniciativa integra as ações do Projeto Professor Nota 10 - Valorização do Magistério, do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, do Governo do Estado.
Durante a abertura da formação, o secretário da Educação, Ervino Deon, abordou a importância do curso Lições do Rio Grande para a qualidade da Educação.
- Com esta formação estamos focando no aumento dos níveis de aprendizagem dos nossos estudantes e dando subsídios para que os professores possam trabalhar e planejar suas aulas, focando as habilidades e competências dentro de sala de aula - explicou.
O curso acontece em três etapas com palestras, oficinas, atividades à distância e seminário de socialização, e ainda serão oferecidas estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção da aprendizagem e do conhecimento dos alunos. Serão abordadas na capacitação as habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos em cada série/ano da Educação Básica. O Lições do Rio Grande capacitará ao todo 6,5 mil professores que atuam em sala de aula no Ensino Médio e 9,4 que lecionam no Ensino Fundamental.
Referencial curricular
Os cadernos distribuídos pela SEC às escolas estaduais contendo proposta de Referencial Curricular enfocam quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O material deve ser utilizado para auxiliar as equipes pedagógicas das escolas estaduais na elaboração dos planos de estudos para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário