
Brasília - Os resultados obtidos pelo Programa Gesac despertaram o interesse da China. Uma comitiva esteve no Ministério das Comunicações nesta quinta-feira (9) para conhecer detalhes sobre o funcionamento do programa, que foi implantado em 2002 pelo governo federal e garante conexão gratuita à internet em 10.783 pontos espalhados por todo o território brasileiro.
A delegação, liderada por representantes do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, recebeu informações sobre a estrutura do Gesac, os resultados já obtidos e os principais desafios do programa. A apresentação foi conduzida pelos assessores do Departamento de Serviços de Inclusão Digital (Desid) do MC, Leonardo Gonçalves e Otávio Santos, e pelo consultor para Inclusão Digital, Benedito Medeiros.
Segundo o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, que também representou o ministério na reunião, o interesse dos chineses é uma demonstração de que o Gesac desponta como um programa de referência em todo o mundo, sendo um dos principais programas de inclusão digital do governo brasileiro.
Atualmente, o Gesac possui 10.783 pontos de conexão à internet em 4.759 municípios. O programa está em fase de expansão, graças a aditivos contratuais, e deverá atingir em breve a marca de 13.379 pontos de presença. Os aditivos também estabelecem o aumento da velocidade de conexão.
Durante a apresentação, os chineses conheceram algumas das comunidades atendidas pelo programa, como aldeias indígenas e comunidades quilombolas. A equipe do Ministério das Comunicações destacou que um dos objetivos do Gesac é justamente atender regiões de difícil acesso e menos favorecidas economicamente. Entre os resultados obtidos pelo Gesac, a equipe do Minicom destacou as melhorias na economia e na educação das comunidades atendidas, além da redução das desigualdades sociais. Tais melhorias vieram acompanhadas da oferta de conhecimento e lazer.
O consultor Assistente do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Zhong Shilong, que liderou a comitiva, ressaltou que as informações sobre o Gesac foram de grande importância e ajudaram a conhecer melhor o processo de inclusão digital desenvolvido pelo governo brasileiro.
Fonte:Adriano de Sá Godoi
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário