
Aproximadamente 160 professores de Ensino Médio de escolas localizadas na região da 12ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), com sede em Guaíba, iniciaram no dia 31 de junho a primeira etapa do curso de formação do Projeto Lições do Rio Grande.
A capacitação, que ocorre no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em Camaquã, tem como objetivo a implementação da proposta de Referencial Curricular para os estabelecimentos de ensino da rede estadual. A iniciativa integra as ações do Projeto Professor Nota 10 - Valorização do Magistério, do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, do Governo do Estado.
Durante a abertura da formação, o secretário da Educação, Ervino Deon, abordou a importância do curso Lições do Rio Grande para a qualidade da Educação.
- Com esta formação estamos focando no aumento dos níveis de aprendizagem dos nossos estudantes e dando subsídios para que os professores possam trabalhar e planejar suas aulas, focando as habilidades e competências dentro de sala de aula - explicou.
O curso acontece em três etapas com palestras, oficinas, atividades à distância e seminário de socialização, e ainda serão oferecidas estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção da aprendizagem e do conhecimento dos alunos. Serão abordadas na capacitação as habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos em cada série/ano da Educação Básica. O Lições do Rio Grande capacitará ao todo 6,5 mil professores que atuam em sala de aula no Ensino Médio e 9,4 que lecionam no Ensino Fundamental.
Referencial curricular
Os cadernos distribuídos pela SEC às escolas estaduais contendo proposta de Referencial Curricular enfocam quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O material deve ser utilizado para auxiliar as equipes pedagógicas das escolas estaduais na elaboração dos planos de estudos para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário