No ensino de Matemática, os objetivos, as situações, os procedimentos propostos e os recursos utilizados devem proporcionar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, do aritmético, do algébrico, do geométrico e do estatístico-probabilístico e, consequentemente, das suas respectivas linguagens, bem como da capacidade de resolver problemas.
Desenvolver o pensamento lógico-matemático é significar os conceitos, a linguagem e a simbologia matemática e propiciar o desenvolvimento do raciocínio. O pensamento aritmético é construído a partir de experiências potencialmente ricas, em especial aquelas que incluem situações-problema relacionadas com o dia-a-dia dos alunos. Ao generalizar eventos quaisquer, particularmente aqueles que apresentam regularidades, trabalha-se o domínio do pensamento algébrico. É importante entender que o pensamento aritmético e o algébrico desenvolvem-se simultâneamente, pois ambos apresentam uma raiz comum, na medida em que trabalham com relações quantitativas. O desenvolvimento do pensamento algébrico permite que se realizem abstrações e generalizações que ampliam os conceitos e permitem o uso de linguagens matemáticas cada vez mais sofisticadas.
O desenvolvimento do pensamento geométrico inicia no momento em que o homem tem a percepção do movimento e de suas relações com os objetos que o rodeiam e proporciona o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender o mundo em que vive e resolver os problemas que o cercam.
Fonte: Lições do Rio Grande, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Estado da Educação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário